DINÂMICAS
DE ADAPTAÇÃO
ISSO É UM ABRAÇO
Formamos um círculo fechados, bem
sentados ou de pé.
Se tratar de repetir um movimento e
uma frase, que propiciem a afetividade e o contato físico.
O jogo inicia quando um dos
participantes se acerca ao que está à sua esquerda e o abraça dizendo:
_"Isto é um abraço".
O que o houver recebido o devolve,
dizendo:_"Um abraço".
De novo inicia o jogo e o primeiro
participante, repetindo o abraço diz:_"Isto é um abraço. E o segundo passa
o abraço ao que está à sua esquerda e repete:_ "Isto é um abraço". O
terceiro, que o recebe pela primeira vez, deve devolve-lo dizendo: _"Um
abraço".
E o segundo se o devolve ao primeiro,
repetindo:_"Um abraço".
Assim, se repete em cada vez: o
abraço vai passando desde o primeiro dos participantes com a frase _"Isto
é um abraço", e como uma onda. E volta para trás, até que alguém o receba
pela primeira vez, e o devolve com a frase_ "Um abraço", até alcançar
de novo o primeiro participante.
Essa ação se repete cada vez até
chegar ao último participante e voltar até o primeiro participante.
Fonte: ABEC
PINTINHOS
(propicia desinibição, porque exige
contato físico e confiança no grupo)
O grupo deve situar-se em círculo e
fechar os olhos ( se quiser, a professora pode providenciar vendas para os
alunos, para facilitar, principalmente se os alunos forem pequenos ou
imaturos), Não poderão abrí-los até que termine o jogo.
A partir desse momento, todos os
jogadores são pintinhos recém saídos do ovo e não podem ver, buscando a sua
mamãe galinha.
O professor fará saber a um deles que
é a galinha, de forma que os demais não se inteirem disso.
Todos os pintinhos devem caminhar às
cegas, imitando o andar dos pintinhos até tocar outro pintinho.
Quando os jogadores se encontrarem
devem piar para comprovar se encontraram com a galinha.
Os pintinhos devem responder.
A galinha se diferencia porque não
pia. Portanto, quando alguém não lhes responder, deve abraçar com força a
galinha e seguir andando unidos, e a partir desse momento permanecem calados.
No final, todos os pintinhos podem abrir os olhos: como é de se esperar
terminam abraçados e em silêncio.
Fonte: ABEC
DA CONFUSÃO À ORDEM
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da
organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da
fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido. O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
O
LAGO DE LEITE
(Despertar no aluno o prazer do
trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o
todo.
(O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as
crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do
mesmo).
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse?
Após a discussão, seria interessante que os alunos construíssem algo junto, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com em recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente. FI
Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."
Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse?
Após a discussão, seria interessante que os alunos construíssem algo junto, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com em recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente. FI
- FILME
- Assistir o filme " High School Music" chamando atenção para os seguintes aspectos:
hummm,adorei as dinâmicas!!
ResponderExcluir